Adolescentes

48f0f154d0303bbf3a4cdb1cfc115f67

Todos os adultos sabem (mesmo os que não têm filhos nessa idade) que os adolescentes podem ser criaturinhas muito difíceis de aturar, com a certeza de que sabem tudo sobre a vida, que os adultos são uns chatos ignorantes e que a vida seria muito melhor sem pais, regras ou qualquer outro tipo de autoridade. É ainda a fase da vida em que as crianças (ai de quem lhes chamar isso!) querem ser tratadas como adultos, mas não se sabem comportar como tal. Na maioria das vezes são confusos, barulhentos, empertigados, sabichões, radicais, rebeldes sem causa, intolerantes, podendo chegar à agressividade contra tudo e todos os que os contrariem (depois desta bonita descrição, quem ainda quer ter filhos?!?).

Quem tem adolescentes por perto sabe que eu não estou a ser muito exagerada, nem estou muito longe da realidade. A maioria dos pais, tios, primos, avós, de adolescentes ficam contentes quando eles vão para a escola. Que descanso!

Agora façam este exercício comigo: deixam os “vossos” adolescentes sossegados na escola e seguem para o vosso trabalho. Chegados ao trabalho encontram centenas de adolescentes, com personalidades e problemas muito próprios. Aos 30 de cada vez, vão estar fechados dentro de uma sala durante, pelo menos, 90 minutos e o vosso trabalho passa por lhes ensinar alguma coisa e (quem diria!) exigir alguma disciplina e concentração. Welcome to my life!

e00a93d3b871260d26b72e4f32524384

(Desculpem-me por algumas generalizações exageradas. Os adolescentes também têm coisas muito boas. Um dia destes escrevo um texto bonitinho sobre as coisas que aprendi enquanto professora de adolescentes.)

Anúncios

Comentar aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s