Noites complicadas

A L. sempre dormiu muito bem, mas nas últimas noites tem acordado a chorar, de uma forma muito aflita, por volta das 4h da manhã e já não volta a adormecer (o que nos anda a deixar completamente xonés. Cheios de sono.). Parece que estava a ter algum tipo de pesadelo e quando acorda e não nos vê entra em pânico.

Andei a ler alguns artigos sobre terrores nocturnos (mais frequentes a partir dos 3 anos. A L. ainda não tem, mas nunca se sabe…) e pesadelos em crianças pequenas e gostei muito deste texto.

Pelo que li parece que são só pesadelos: “Embora clinicamente semelhantes aos terrores noturnos, os pesadelos ocorrem na fase Rapid Eye Movement (REM) do sono, no último terço da noite. São sonhos assustadores que podem acordar a criança deixando-a com sentimentos de profunda ansiedade e medo. Podem distinguir-se facilmente dos terrores noturnos pelo recordar do sonho e pela ausência de atividade física durante o pesadelo. Os pesadelos parecem espelhar as tensões sofridas durante o dia e o seu conteúdo reflete uma sequência de medos e preocupações. Assim, a criança de um ano pode acordar com um sonho assustador sobre qualquer acontecimento do dia anterior, a criança de 2 anos pode ter preocupações com a separação e a criança com 3 a 5 anos tem, frequentemente, pesadelos com monstros ou criaturas que lhes querem fazer mal.”

65d82d872f4cff349cfa2b7359a3bace

Há algumas estratégias para tentar diminuir estes pesadelos que vou tentar colocar em prática:

– Manter um ambiente bastante calmo antes de ir dormir.

– Acabar com desenhos animados, histórias ou brincadeiras mais agitadas antes de ir para a cama.

– Banho quente e massagem.

– Deixar um boneco na cama quando ela se vai deitar, para fazer “companhia”.

Algumas destas medidas são já habituais para a maioria dos pais e das crianças, mas cá em casa sempre fomos mais “descontraídos” em relação a isso, porque ela nunca teve problemas para dormir. Adormece sozinha, dorme a noite toda seguida e dorme sozinha no quarto dela desde os 3 meses. Só quando está doente é que é mais complicado. Estas alterações do sono são novidade para nós.

Alguém tem dicas para lidar com os pesadelos?

Advertisements

2 thoughts on “Noites complicadas

  1. craftiemum

    A minha ja sabes, a minha sempre foi pessima para dormir e ainda hoje com mais de 3 anos acorda durante a noite… Ja experimentamos de tudo e nunca mudou. O conselho que posso dar e experimentem varias abordagens (como as que referiste) e facam o que melhor funcionar para a vossa familia. Como a vossa L. sempre dormiu bem provavelmente e so uma fase… No nosso caso parece que nao e defeito, mas sim feitio eheh (sorry este pc nao tem acentos).

    Liked by 1 person

    Responder

Comentar aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s