10 anos!

Este mês passam 10 anos desde o dia em que decidi deixar de comer carne ( e este ano passam 10 anos também sobre outros momentos importantes da minha vida. Parece que 2005 foi um ano muito produtivo).

Não, não sou vegetariana, porque continuo a comer algum peixe. Poderia dizer que sou pescitariana, mas para não complicar muito costumo só dizer que não como carne.

Para mim foi uma mudança radical (deixei de comer qualquer tipo de carne de um dia para o outro) e não me arrependo nada. Foi uma decisão bastante consciente e que mudou muito a minha vida, para melhor.

Em jeito de comemoração (sim, 10 anos sem comer carne deve diminuir bastante a minha pegada ecológica. Acho que devia comemorar) deixo aqui algumas «curiosidades» sobre a vida de alguém que não come carne:

A experiência de passar pela secção do talho nunca mais será a mesma (já para não falar em momentos como a matança do porco, porco no espeto, leitão assado, coelho e outras coisas do género).

a46cfe70f992ba7fd6065d25cc041cc6

Explicar a alguém porque não comemos carne pode ser um verdadeiro desafio. Não é raro surgirem perguntas sobre o que comemos afinal, como substituímos a carne, porque motivos deixámos de comer… surge uma verdadeira discussão sobre os motivos éticos, morais, ecológicos, espirituais e afins, que mais parece que estamos num verdadeiro debate filosófico (e, não me levem a mal mas, discutir estes argumentos com alguém que tem algum conhecimento sobre o assunto ou que tenta compreender os motivos dos outros é uma coisa, discutir com pessoal convicto de que todos nós devemos ser omnívoros e que tudo o resto é parvo, é muitoooooo mais complicado). Com os anos fui aprendendo que o melhor é não falar sobre o assunto: ou não digo que não como carne (simplesmente como outras coisas que estejam na mesa e pronto) ou tento não entrar em muitos pormenores sobre o assunto. Geralmente acho graça às várias piadas sobre vegetarianos, tenho algumas para a troca e apresso-me a mudar de assunto. Se a pessoa que me aborda estiver aberta a uma verdadeira e interessante discussão sobre o assunto, e se eu  estiver com disposição, lá entro no debate.

cf535bcdd5d73c3ba679aa77b563be60

 

Ah, e para finalizar um clássico: onde vais buscar a proteína? De um momento para o outro todas as pessoas são especialistas em nutrição e todos sabem os alimentos que têm ou não proteínas e o mal que faz não comer carne (mesmo comendo peixe, ovos e leites. Isso não interessa nada para estes “especialistas”). Assim que dizem que deixaram de comer carne, podem-se preparar para o rol de comentários sobre a vossa má alimentação, todos os problemas de saúde que vão ter por causa da falta de proteínas e como é irresponsável da vossa parte não comer carne.

8684a8378884ac5c15027ea827aa2090

Todos estes mitos e comentários menos informados sobre os vegetarianos ou semi-vegetarianos ou pescitarianos, ou lá o que lhes quiserem chamar, fazem-me rir e acho mesmo que devem ser levados com muito boa disposição, pois no final cada pessoa tem as suas convicções, mais ou menos informadas, e não vale a pena entrar em grandes discussões por causa deste assunto. Já fui mais “radical” do que sou hoje e tento sempre respeitar as opções alimentares de cada um (há por aí cada escolha, senhores). Acho que não tem mal alertar para uma ou outra coisa que pode ser evitada e que, na maioria das vezes, as pessoas desconhecem, mas é só isso. Também não levo a mal os milhentos comentários que recebo por não comer carne. 😉

Anúncios

4 thoughts on “10 anos!

  1. Sara Oliveira

    Que bom ver que conseguiste deixar de comer carne durante tanto tempo, é bom ver que tiveste boa vontade e espírito de “ajuda” para contigo mesma, parabéns! É de louvar esta vitória! Que comemores muitas mais coisas! Beijinho!

    Liked by 1 person

    Responder

Comentar aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s