A costureirinha ou pillowcase-dress tutorial

Parece que a costureirinha que há em mim baixou (coitada! Costura não é mesmo com ela) e meteu-se a fazer um vestidinho de verão para a L.

Realmente ainda não tenho muito jeito para a costura, foi das primeiras coisas que fiz, mas arrisquei porque o tutorial em que me inspirei era mesmo muito, muito simples.

Tinha um tecido por aqui que precisava que lhe dessem um novo uso, tenho uma pequenita que precisa de roupas giras e diferentes (só porque sim), tenho vontade de aprender um bocadinho mais sobre costura e este tipo de vestidos é mesmo muito giro. Resumindo: tinha todos os motivos que precisava para meter mãos à obra e cá está ele:

Feito!

Feito!

Comecei por colocar um vestido da L. em cima do tecido que queria usar, para encontrar o tamanho perfeito, e depois foi só marcar e cortar. Eu quis fazer um vestido mais justinho, mas há modelos mais largos muito giros. De qualquer forma, é agora que escolhemos que tamanho vai ter o nosso vestido, nunca esquecendo de deixar algum tecido extra para bainhas e afins.

Tamanho do vestido

Tamanho do vestido

Depois passei o tecido a ferro (não sei se notam), cosi as laterais do tecido e fiz a bainha em baixo. Dobrei o tecido ao meio (de modo a ficar certinho) e fiz um corte em forma de J. Essa será a forma das cavas do vestido, que também podem ser maiores ou menores, como preferirem. Escolhi uma fitinha de cetim laranja, dobrei ao meio e cosi nas cavas do vestido (não tirei foto disso, mas podem ver no tal tutorial de que falei).

Corte das cavas do vestido

Corte das cavas do vestido

Em seguida foi a vez de tratar da parte de cima do vestido. Dobrei uma vez, marquei o tecido e dobrei mais uma vez. Depois foi só coser, formando um passador para a fita que vai fechar o vestido. Escolhi usar a mesma fita que tinha usado nas cavas, mas poderia ter usado tecido ou outra fitinha de algodão, por exemplo. Há imensos modelos em que se podem inspirar.

Passador para a fitinha

Passador para a fitinha

And that’s it! Vestidinho de verão pronto, podendo ser ajustado à medida da criança. O meu é mais justinho ao corpo, menos volumoso que o do tutorial, e em vez de atar com lacinhos, tem apenas dois nós, porque eu não sou fã de lacinhos.

That's it!

Vestidinho de verão

Depois foi só enfeitar o vestido, cosendo umas aplicações que já tinha há séculos e não sabia bem onde usar. Agora já têm um lugar especial e ainda consegui reutilizar este tecido laranja.

Sobrou algum tecido e o modelo deste vestido é tão, tão simples… Acho que ainda vou fazer mais um. 😛

Feito!

Feito!

Boa semana!

Anúncios

2 thoughts on “A costureirinha ou pillowcase-dress tutorial

Comentar aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s