Work, work, work (ou apenas um desabafo)

Hoje não resisto a escrever-vos sobre uma das experiências que mais me incomoda no meu trabalho e que muitos pais e educadores devem conhecer bem (e estudantes também)…

Quando a nossa principal ferramenta de trabalho são pessoas, pessoas que têm dificuldades muito específicas, prioridades e motivações diferentes, que não pensam como nós e que dificilmente conseguiremos mudar a sua forma de olhar para o mundo e de fazer as coisas, quando, para além de tudo isto, estão na fase da adolescência, com todas as qualidades e dificuldades desta fase da vida, o nosso trabalho torna-se complicado.

Sinto-me triste quando vejo alunos que se esforçam, que trabalham e estudam bastante, que fazem tudo o que lhes é pedido, mas que não conseguem alcançar uma classificação que reflicta esse mesmo esforço.


64ca99902dd87149bc0d84b7e93ce723 146f1bfc341c72a27c7c53c1fc500793

Não consigo entrar na cabeça deles e entender o porquê. Muitas vezes é apontado o dedo ao professor (é a forma mais fácil de resolver o problema): que não explica bem, que não quer saber, que não gosta do aluno… Mas e quando não é  nada disso? E quando, por acaso, até é um dos melhores alunos, de que todos os professores gostam? Como lidar com a frustração do aluno e de quem o acompanhou até ao momento da avaliação? (Já para não falar dos pais e afins)

Existem tantos factores externos e internos que afectam a aprendizagem e que podem reflectir-se na avaliação de um aluno, factores que dificilmente conseguimos controlar e que podem levar a melhor e deitar abaixo todo o esforço feito durante meio-ano lectivo, por exemplo. É frustrante e complicado de resolver!

a6699042837885ff1f6ad7bb95184537

Acho que na próxima vez que for ao cabeleireiro vou descobrir mais uns cabelos brancos…

Anúncios

Comentar aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s