Como entreter os mais novos

Férias da Páscoa! Yeah! (especialmente para mim, que também estou de férias)

Agora surge a questão: como entreter as crianças nestes 15 dias em que estarão de férias? Algumas instituições organizam actividades, mas por vezes sai muito caro e também costumam ter restrições em relação às idades e ao número de participantes, o que exclui logo muita gente.

A L. ainda é pequena e tem várias actividades no colégio. No entanto, como estou por casa e com algum tempo livre (a pilha de trabalhos para corrigir que não me oiça) tento planear algumas actividades diferentes, que numa semana normal não seria possível fazermos. Ainda por cima dizem que vem aí o bom tempo…

Aqui ficam 10 sugestões para estes dias de férias:

1- Fazer passeios/caminhadas: aproveitando os dias maiores e algum solinho podemos passear e fazer caminhadas maiores (eu bem que preciso). Aproveitamos para fazer algum exercício e os miúdos podem correr, brincar, ver as plantas e os animais (e perguntar mil vezes “o que é aquilo?”).

2- Pinturas: é uma bela altura para os projectos artísticos. Pintar telas, desenhos, utilizar materiais novos e diferentes, fazer trabalhos para oferecer aos avós… A lista é interminável. É só ser criativo (e dar um olhinho ao Pinterest).

3- Plasticina ou barro: sujar tudo, comer alguns bocados e deixar os pais loucos com a plasticina. Que altura melhor? Já comprei plasticinas para a L. Vamos ver como corre…

4- Praia: não, ainda não está calor para nos metermos dentro de água (muito menos os mais pequenitos), mas dizem que no final da semana já teremos um bom tempo para passear na praia, correr, molhar os pés, brincar e apanhar sol.

5- Conhecer livros novos: a L. adora que lhe leiam histórias e acho que as férias podem ser uma boa altura para os miúdos conhecerem livros novos e aproveitarmos momentos de leitura em família. Nestas férias quero ir com a L. à biblioteca procurar histórias novas.

6- Fazer um livro de recortes: a L. anda a aprender a identificar as cores. Será interessante criar um mini-livro com diferentes imagens de revistas antigas, por exemplo, agrupadas por cores. Assim ela vai dizendo qual a cor de cada imagem que vemos: brincando e aprendendo. Dá para fazer o mesmo com letras, números, diferentes línguas, etc.

7- Ver um filme: em casa ou no cinema, com ou sem pipocas, é sempre um programa vencedor. Quem não gosta?

8- Decorações de Páscoa: porque não aproveitar para fazer decorações de para o dia de Páscoa. Cá por casa costumamos juntar a família neste dia e será engraçado ter umas lembrancinhas feitas pela L. (mais uma vez, o Pinterest está cheio de boas ideias e truques simples).

9- Cozinhar: os miúdos costumam gostar de ajudar na cozinha e se poderem sujar bastante melhor ainda. Porque não deixá-los ajudar a preparar um bolo, enfeitar cupcakes ou fazer uma pizza?

10- Brincar, brincar, brincar: inventar histórias, fazer de conta, jogar às escondidas, fazer puzzles, jogar à apanhada… Brincar também é muito importante.

3fe46ac37ebf2f882a1b21f924623537

Estas são apenas 10 sugestões, mas há tanta coisa que podemos fazer para aproveitar o tempo em família e criar bons momentos. É aproveitar, porque estes anos passam a voar!

(Falei muito no Pinterest, mas não deixei nenhum link. Quem quiser ver os meus álbuns nesta rede social, pode ver aqui. Vale muito pena aderir ao Pinterest e pesquisar tudo e mais alguma coisa)

Anúncios

4 thoughts on “Como entreter os mais novos

  1. Pingback: Easter crafts | Life's Textures

  2. Pingback: O que é bom… | Life's Textures

Comentar aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s