6 lições que aprendi no fim-de-semana

Sim, já é terça-feira. No entanto, o meu cérebro ainda está meio ligado no fim-de-semana. Como já devem ter reparado (quem costuma passar por aqui com mais frequência) eu tento aproveitar ao máximo os dois diazinhos de fim-de-semana para estar com a L. e fazer actividades em família. Se antes eu queria era dormir até ao meio-dia e sair sem destino para apanhar sol numa qualquer esplanada, agora quero é conseguir ter energia para acordar cedo e fazer todas as actividades que planeei durante a semana (claro que algumas dessas actividades também passam por apanhar sol numa qualquer esplanada). É a idade, com certeza. 😛

Este fim-de-semana não foi excepção. Fizemos algumas coisas que já andávamos a adiar há muito e aprendi algumas lições sobre saídas em família. Achei que seria bom registar (para não me voltar a esquecer delas) e partilhar convosco.

1- Ir ao cinema com crianças pequenas pode ser uma experiência um bocadinho caótica: fomos ao cinema com a L. pela primeira vez. O filme era giro, mas ela não se mostrou muito interessada porque não era nenhum dos bonecos que costuma ver. Esteve sentada na cadeira algum tempo, depois passou para o colo de um e de outro, mas com muito pouca atenção ao que estava a dar. Embora tenha ido à casa de banho antes de entrar para a sala, teve de interromper o filme a meio para ir mais uma vez. Para a próxima é melhor ser ela a escolher um filme que queira MESMO ver.

2- As crianças ficam mesmo insuportáveis sem dormir: A L. dorme bem à noite e continua a dormir a sesta no colégio, mas em casa raramente quer dormir à tarde. No fim-de-semana está sempre pronta para a farra e nem pensar em obrigá-la a ir para a cama. Quando as actividades são muitas e envolvem algumas caminhadas e um almoço mais pesado o sono aparece em força, mas ela continua a não querer dormir e torna-se insuportável. A luta contra o sono não dura muito, mais cedo ou mais tarde adormece, mas enquanto dura… Haja paciência!

3- Alguma rotina faz falta: acordar cedo, passar pouco tempo no espaço dela em casa, fazer todas as refeições fora e estar com pessoas que não conhece deixam a L. animada e bem disposta, mas também a deixam completamente passada. Alguma rotina ajuda a acalmar e a cumprir as regras cá de casa.

4- Fazer praia pode ser um verdadeiro desafio: temos feito alguns dias de praia com a L. e tem corrido bem (com alguns contratempos que também fazem parte). Este fim-de-semana resolvemos ir para uma praia onde não costumamos ir e que é bem mais pequena e com menos estacionamento. Resultado: carro longe, caminhada grande até à praia, muito calor e algumas birras pelo caminho. Carregar com toda a tralha que precisamos levar para a praia, mais uma criança a exigir parar para descansar os pés, colo porque está cansada ou porque a areia está muito quente e uma casa de banho em cada esquina, pode ser complicado.

5- A ansiedade pode dar cabo da paciência de toda a família: às vezes a L. faz-me lembrar aquela cena do filme do Shrek em que o burro pergunta milhentas vezes: “já chegámos?!”. A L. é mais ou menos assim. Quando não sabe para onde vamos e o que vamos fazer e quando vamos chegar, pergunta, pergunta, pergunta… Deixa qualquer um sem paciência e sem capacidade para apreciar cada momento.  Ainda estamos a apreciar a primeira garfada do almoço e ela já está a perguntar o que vamos fazer a seguir. Paciência!!! Felizmente, nem todas as crianças são assim. Que bom para os outros pais! 😛

6- Continua a ser importante ter um casaco de reserva no carro: no fim-de-semana fez muito calor, andámos quase sempre de calção e chinelo, mas no domingo fomos dar um passeio à noite e íamos morrendo de frio. As temperaturas baixaram muito à noite, estava muito vento e tornou-se desagradável para nós e para as crianças. Ainda bem que continuo a ter um casaco de reserva no carro. 😉

6 thoughts on “6 lições que aprendi no fim-de-semana

Comentar aqui