Seres de outro mundo

Pelo menos não são do meu mundo.

Adoro reuniões de pais (not really), porque fico sempre a conhecer realidades e posturas completamente diferentes da minha. Esta semana tive reunião na escola da L. e foi um fartote de recolher experiências novas e enriquecedoras (umas mais que outras).

De entre várias coisas que se ouviram, não posso deixar de destacar a opinião de um casal que me deixou de queixo caído. Então a teoria defendida pelo casal é mais ou menos esta: as crianças devem mudar de escola, educadores e amigos todos os anos lectivos. Dizem eles que se não for assim a evolução é mais lenta, estagna o desenvolvimento intelectual e as crianças vão sentir muita diferença quando forem para a escola primária. Deu-me a sensação que aqui o mais importante era o desenvolvimento constante a nível intelectual, como se a criancinha fosse uma máquina de aprender e que todos os dias tivesse de aprender a fazer uma coisa nova, um truque novo para mostrar aos pais ou algo assim.

Nunca tinha ouvido tal coisa na minha vida! Cada um sabe, ou acredita que sabe, o que é melhor para os seus filhos, mas esta teoria não encaixa no meu mundo, com certeza.

Alguns pais e as próprias educadoras presentes tentaram explicar a este casal que o choque será muito grande agora e que é normal que a aprendizagem tenha fazes de estagnação ou mesmo de retrocesso, mas que nesta idade o mais importante serão os laços que se criam com educadores e amigos. Eu concordo totalmente com esta perspectiva (que sei que não é a única e que pode não ser a mais correcta para toda a gente), mas o tal casal estava decidido e exigiu que o seu filho mudasse de educadora e de amigos no próximo ano lectivo.

Vocês o que acham? Concordam com algumas destas teorias ou têm uma terceira para desempatar?

4 thoughts on “Seres de outro mundo

  1. contadordestorias

    Eu não tenho filhos mas acho que estabilidade é importante e os miúdos, por norma, fazem amigos facilmente, não precisam de andar sempre a mudar de educadores e amigos para aprenderem a fazer isso. Criar laços também é importante. Como nunca ouvi tal coisa, não sei bem o que pensar sobre isso.
    E parabéns pelo novo logo, está muito giro! 😀

    Liked by 1 person

    Responder

Comentar aqui

