Como manter as escolhas saudáveis

37c0a0fd65b0eb884a0b6f899f72d0d9

Tinha dito por aqui que ia “terminar” a minha dieta. Por terminar quero dizer que vou deixar de andar a fazer mil e uma restrições porque já alcancei o peso que queria perder e vou começar a aprender o que devo fazer para manter o meu peso tal como está.

Bem, já cheguei a essa nova fase e até agora está tudo a correr bem. Vou introduzindo alimentos novos devagar e até agora não se notaram alterações no peso. Continuo a fazer algumas restrições e, tal como já vos tinha dito, algumas são mesmo para manter por muito tempo.

O exercício tem andado um pouco oscilante (há semanas em que consigo fazer de uma forma mais regular e outras nem por isso), mas espero ir melhorando isso e arranjando estratégias para não perder a motivação e aproveitar melhor o tempo disponível.

Nunca fui de fazer dietas (sou demasiado gulosa para isso e não costumo ter grandes problemas com o meu peso), mas desta vez teve mesmo de ser. Já não me sentia bem e achava que andava a fazer demasiadas “asneiras” alimentares. Com este processo de dieta fui aprendendo (ou relembrando) algumas coisas que acho que me vão ajudar para o resto da vida. Como por exemplo:

1- Quando tenho fome devo comer: esperar para comer mais tarde ou deixar passar mais uma hora porque agora não posso mesmo parar são asneiras grandes. O que vai acontecer é que quando resolver tirar tempo para comer vou estar ainda com mais fome e comer o dobro. O truque é ir comendo, de 3 em 3 horas por exemplo, escolhendo alimentos saudáveis.

2- Não saltar refeições: sempre ouvi dizer isto, mas nunca liguei muito. Havia dias em que tinha tanto trabalho ou em que não tinha assim tanto apetite e que optava por saltar uma refeição ou duas. O resultado é ficar com muito mais fome e acabar por comer coisas que não devo entre as refeições.

3- Água, água e mais água: beber água durante todo o dia é mesmo muito importante. Por vezes passava uma manhã sem beber água, porque estava absorvida pelas actividades que estava a fazer e nem me lembrava de beber água. Asneira da grossa!

4- Sumos…  nem por isso: a maioria dos sumos, mesmo os que dizem ser 100% naturais e coisas assim, têm muitos açúcares e muitos ingredientes para a sua conservação que não fazem muito bem. Ou faço sumo em casa, com fruta fresca ou congelada para ser mais prático, ou opto por água, chá, tisanas, café, etc.

5- Fritos não são uma boa ideia: raramente entravam fritos cá em casa, mas de vez em quando lá ia um pacotinho de batatas fritas, uns salgadinhos ou uns legumes panados. Desta vez percebi bem o efeito que esses fritos, mesmo que só às vezes, têm na minha saúde e no meu peso. Claro que vou continuar a comer, mas apenas numa situação especial, num dia de festa e tentando sempre não fazer mais “asneiras” nesse dia.

6- Equilíbrio: palavra essencial: equilíbrio. É o maior dos truques que aprendi: compensar sempre as coisas menos boas e mais calóricas, consumindo o dobro (ou mais ou menos… é só um exemplo) dos alimentos saudáveis e que nos fazem bem.

7- O pão tem açúcar: esta é uma dica muito importante para mim. É como um mantra que tenho de repetir para o resto da vida. 😛 Adoro pão, comia mesmo muito pão (já para não falar das pizzas, tartes, quiches e outro sem número de coisas que têm pão “escondido”) e nem tinha noção do seu valor nutricional. Sempre optei por pão mais escuro e com mais cereais porque é o que mais gosto e achava que não seria muito mau, porque tem fibras e é integral. Nop! Lembrar que o pão também tem açúcares e outros componentes que não devo consumir em excesso.

8- Quando se come coisas menos saudáveis há que aproveitar bem: não devo andar sempre a comer doces ou coisas que sei que me vão fazer menos bem, mas se o fizer que seja sem qualquer sentimento de culpa. Comer um pastelinho de nata com gosto, aproveitar até ao último pedacinho e lembra-me que vou ter de compensar isso nas próximas refeições.

Sempre me preocupei com o que como e com o que dou a comer à minha família e agora estou ainda mais alerta para este tema e com mais truques na manga. 😛 Tenho certeza que se irá reflectir na saúde de todos cá em casa!

Comentar aqui

