Dilemas…

“Toda a teoria deve ser feita para poder ser posta em prática, e toda a prática deve obedecer a uma teoria. Só os espíritos superficiais desligam a teoria da prática, não olhando a que a teoria não é senão uma teoria da prática, e a prática não é senão a prática de uma teoria. (…) Para o homem são de espírito e equilibrado de inteligência, há uma separação abusiva.” Fernando Pessoa

Apesar de trabalhar no ramo da educação, ainda há muita coisa que me surpreende e que eu não entendo. Tenho muitas dúvidas em relação a qual o melhor método de ensino e quais as escolhas mais acertadas para formar pessoas e não apenas alunos ou profissionais.

Será correcto separar tanto a teoria da prática? Será que devemos preocupar-nos apenas em formar bons profissionais? Será que no futuro vamos ter centenas de executantes, mas poucos seres pensantes?

Talvez por vir de uma área mais teórica, em que sempre fui “obrigada” a reflectir sobre o que faço e quais as implicações do que faço, não consigo aceitar de ânimo leve esta exigência de bons profissionais, de bons obreiros, em que o mais importante é a parte técnica ou prática e o resto é encarado como supérfluo ou, pelo menos, menos importante. Por vezes sinto que estamos a tentar meter crianças num tipo de molde, onde entram com as suas diferenças, mas saem todos iguais.

E vocês, o que acham? Ajudem-me lá  a entender isto tudo.

Anúncios

6 thoughts on “Dilemas…

  1. Paloma Silva

    Você ta certíssima. Os que pensam ou tem uma opinião são vistos até mesmo como “perigosos”
    Alguém sábio disse que os que dançavam eram vistos como loucos por aqueles que não podiam ouvir a música.

    E eu tenho uma amiga que é professora de geografia, e ela disse que aqui no Brasil criaram uma lei onde vão tirar o ensino de filosofia e sociologia.. traduzindo: teremos tudo, menos seres humanos que são e agem como humanos.

    Falei demaais kkkk sorry.

    Bjss

    Liked by 1 person

    Responder
  2. contadordestorias

    Concordo. Todos os miudos que parecem ter um pensamento diferente, ou até que têm um ponto de vista diferente do professor, o que não significa que seja menos válido, parecem ser colocados de lado, como mal-educados muitas das vezes. É preciso mostrar aos miúdos que devem manter a sua individualidade, defender as suas ideias.

    Liked by 1 person

    Responder
  3. Momentos em Cápsulas

    Quando estudava, confesso que odiava a teoria e preferia mil vezes as aulas mais prática, mas agora que olho para trás reconheço que a teoria juntamente com a prática deu-me espírito critico e permitiu-me refletir sobre aquilo que estava a fazer. Não defendo só teoria ou só prática, acho preferível um modelo que deixe espaço para que exista as duas, mas que acima de tudo que deixe espaço para que o aluno pense por ele próprio.

    Liked by 1 person

    Responder

Comentar aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s