Doces mais saudáveis

Já sabem que me preocupo com o que como e que tenho andado a tentar reduzir a quantidade de doces (e outras gordices do género) que vou ingerindo no dia-a-dia.

Bem, as férias não têm ajudado…

IMG_20150821_154055

Sobremesa especial para um encontro especial

Mas não me desviei muito do caminho.

A semana passada fiz um bolo com a L. baseado nesta receita, só faço umas alterações na quantidade de açúcar e de gordura. Já fiz o bolo inúmeras vezes (umas com e outras sem pepitas de chocolate) e fica sempre muito bom. Não sabe a agrião e é uma boa forma de consumir mais legumes de uma forma doce (especialmente para os miúdos que, como a L, não querem ver coisas verdes no prato).

IMG_20150814_180405

Juro que isto vai saber bem!

IMG_20150815_171738

Bolo de agrião com pedaços de chocolate negro

Outra coisa que a L. adora (e eu também) são panquecas. De vez em quando pede para fazer panquecas para o lanche e eu acabo por não resistir a comer também. Podem encontrar várias receitas de panquecas saudáveis espalhadas pela internet, mas hoje deixo-vos a minha.

Esta receita é uma adaptação de uma receita de panquecas que vi num programa do Jamie Oliver há uns anos e que me pareceu a receita de panquecas mais simples de sempre:

Ingredientes para 6 panquecas (+/-):

1 ovo

2 colhes de sopa de farinha integral

2 colheres de chá de açúcar mascavado (se quiserem podem substituir por açúcar normal ou adoçante e colocar uma quantidade maior)

Leite q.b. (uso leite de amêndoa, mas outro ficará bom na mesma)

Preparação:

É só misturar a farinha e o açúcar com o ovo e depois ir adicionando o leite, em pequenas quantidade, até estar com uma textura boa para fazer as panquecas (nem muito líquido, nem muito espesso). Depois é só ir deitando pequenas quantidades numa frigideira anti-aderente, virar e quando estiverem douradas dos dois lados estão prontas a comer.

Eu gosto de fazer as panquecas mesmo fininhas, porque assim a massa rende mais. Como levam pouco açúcar não ficam muito doces, mas nós gostamos assim. Se quiserem panquecas bem doces é só ajustarem a quantidade de açúcar que colocam.

IMG_20150823_170559

O prato azul da L. com as panquecas para o lanche

Uso a ajuda da L. para fazer todas estas coisas e acaba por ser um momento divertido, para além de ser um momento guloso. As panquecas ficam mais escuras do que o normal, por causa do açúcar mascavado e da farinha integral, mas ficam mesmo boas. Acreditem

Quem nos acompanha numas panquecas para o lanche?!

8 thoughts on “Doces mais saudáveis

      1. T. Post author

        Tenho de rever o texto. Será que me enganei?! Eram duas colheres de chá. lol Não chávenas!!!

        p.s. – Já revi e está lá colheres. 😛 Aliás tem um erro, mas noutra linha acima. eheh

        Gostar

Comentar aqui

