A (minha) escola

Adoro esta época do regresso às aulas. É uma época cheia de novos projectos e andamos todos com vontade de agarrar novos desafios. Mesmo para os que já não estão ligados à escola, nem têm filhos pequenos, é o regresso depois das férias, a habituação às rotinas e todos sentimos a adrenalina do mês de Setembro.

Sempre gostei da escola e das aulas (incrível!) mesmo não sendo grande estudante. Na escola primária chorava quando chegava atrasada às aulas, mais velha detestava faltar à escola porque ia perder imensa coisa (especialmente as melhores fofocas do dia) e só no final do ensino Secundário comecei verdadeiramente a preocupar-me com o estudar. A faculdade foi até quase queimar as pestanas, mas isso agora não interessa nada (já dizia a outra).

Para além de saber que ia rever os amigos do ano anterior, a melhor parte do início do ano lectivo era poder comprar cadernos, blocos de notas, canetas, malas e todo o material escolar lindo que colocam à venda nesta altura do ano. É uma tentação, ainda hoje!

Ao fim destes anos todos continuo “agarrada” à escola (não me lembro muito bem de ter saído do ambiente escolar alguma vez) e continuo a querer comprar material escolar novo todos os anos (o problema é que as coisas até duram de um ano para o outro, agora que não andam à reboleta pelo pátio da escola, e assim o meu impulso consumista não é satisfeito).

Espero que este seja um excelente ano lectivo para todos os alunos (de todas as idades), particularmente aos que vão passar um ano inteiro a aturar as minhas aulas e que (se não forem muito baldas) vão passar mais tempo comigo e com os outros professores, do que em casa com os amigos e família.

É tempo de comprarmos todo o material escolar que conseguirmos (ou então não) e aproveitar mais um ano de aprendizagens (acreditem que para os professores também o é).

É também hora de me preparar psicologicamente para todas as coisas negativas que já sei que vou encontrar. Sim que isto de ser professor é mais complicado do que parece, mas isso fica para um outro post.

o escolhido

17 thoughts on “A (minha) escola

  1. Limonada

    Estavas predestinada 🙂 É giro ver a escola na perspectiva de professor, e não só do aluno. Fico com a ideia que apesar das adversidades, gostas muito do que fazes. Parabéns por isso! É muito bom gostarmos e sermos um pouco daquilo que fazemos. Um bom ano, prof.!

    Liked by 1 person

    Responder
  2. Pingback: Boteco Das Tertúlias|| #1 O Que Desse Tempo Restou | Contador D'Estórias

  3. Pingback: O Boteco já começou a receber tertulianas | Life's Textures

Comentar aqui