Primeira semana de aulas

Já passou uma semaninha com os novos alunos, com o novo horário e com as novas rotinas.

Resumindo, o horário é mau. Sou como aqueles miúdos que detestam o horário da manhã, em que entram muito cedo todos os dias (na verdade sempre fui uma dessas miúdas) e este ano calhou-me ter de começar as aulas muitoooo cedo. Ora, eu preciso de um tempinho para acordar e beber um café. Saltar da cama para a frente daquela malta cheia de energia deixa-me logo cansada. Aliás, fico cansada só de pensar nisso. lol

Os alunos novos são muito simpáticos e interessados, mas isso é coisa que todos são nas primeiras aulas. Daqui a uns meses falamos novamente. 😛

Os alunos que já conheço de outros anos… continuam… na mesma.

As novas rotinas ainda não estão bem estabelecidas, gerir e conciliar tudo com os horários do P. e da L. ainda não está fácil, mas a coisa com o tempo vai lá.

Ah, queria agradecer as ideias que me deram para os “Ice Breakers”. Acabei por fazer os jogos básicos de se apresentarem uns aos outros e, com os alunos mais velhos que já estão fartos de me conhecer e de se conhecerem, fiz uma experiência que nunca tinha feito e até correu bem: entreguei um post-it a cada um e pedi para escreverem o nome. Depois colei todos os post-it no quadro e pedi para, um a um, irem ao quadro e deixarem uma mensagem positiva aos colegas. No final cada um levou o seu post-it para casa. Disse-lhes que esperava que este ano fosse bom para todos e que saíssem todos da sala com mensagens positivas. 😛

Para mim terminou mesmo o verão e os dias com mais tempo livre. Agora quando não estou a trabalhar na escola, estou em casa a trabalhar ou no café a trabalhar ou a fazer alguma actividade com a L. enquanto trabalho ou a dormir e a sonhar com o trabalho…

Vida de professor não é fácil… Juro que um dia destes escrevo um post sobre isto, mas têm de prometer que não o mostram a nenhum dos meus alunos. 😛 Fica um segredo só nosso!

2c502b3fb3e35d138c76331c98d7b5db 6781bee69cf178891dcad1c0f48b732c

7 thoughts on “Primeira semana de aulas

  1. Paulo Vasco

    Que ideia tão gira a das mensagens positivas. Como estou na unidade de autistas, nem essa posso utilizar 😦 Há em mim um Paulo que adorava ser prof de letras (“linguarudo”, como costumo brincar :p De “línguas” são os “linguarudos”). Gosto tanto destas atividades de metacomunicamação e/ou metacognição.
    Aqui, como sabes, terminamos amanhã a 1.ª semana de aulas. O que corresponde à minha 1.ª semana na UEEA, uma nova experiência na minha vida. Sinto-me como se já estivesse a trabalhar há um mês ou mais. Chego a casa e quase logo adormeço até às 20h. De uma maneira geral, a experiência com os autistas está a ser bastante interessante. Sobretudo com os casos mais complicados, como o S, de 13 anos, que não fala, ainda usa fralda e comunica… tal como um bebé. Mas no seu olhar, ou quando lhe bato palmas ou faço um som do qual gosta, o rodopiar, o brilho dos olhos… Não, há qualquer coisa que nos ultrapassa. Terá um dom? Nunca saberemos.
    Hoje foi o pior dia. Somos 2 professores e 2 assistentes operacionais (1 é dependente, outro quase) para 6/7 alunos. Durante o ano devem entrar mais. Parecemos tantos e somos tão poucos!!! Só mesmo trabalhando naquela área se dá valor pois na educação especial já tinha estado, durante 4 anos, e não fazia a mínima ideia do que se passava numa UEEA. Ou seja, muitos dos colegas de Ed. Especial não valorizam o trabalho da unidade assim como as direções. Se os nossos meninos foram para a escola sem qualquer medicação (e se fosse só isso!), não sei se a lua está em qualquer posição que os influência mas praticamente todos estavam alterados. Contudo, um mais novo, com cara de mau, hiperativo, fez tamanha birra começando aos pontapés nas paredes, armários, mesas, cadeiras,… Que horror. Nunca tinha visto igual. Pouco me importam os julgamentos de valor. Mas aquele bem precisa dos métodos do Estado Novo. Horrível, horrível, horrível. Sem dúvida, mais evidente a hiperatividade e falta de educação, parecendo-me predominar a última.

    Liked by 1 person

    Responder

Comentar aqui

