Quem vai ler isto?!

Na última semana respondi a umas perguntas do  Paulo e houve uma delas que suscitou bastantes comentários.

Há algum tempo que pensava fazer um post sobre este assunto e depois de ver que muita gente se revê nessa minha opinião ganhei coragem para o escrever. 😛

Começando pelo princípio: eu sou da velha guarda! Ou seja, mesmo antes de haver Facebook, mesmo antes de todo o mundo ter acesso fácil à internet, eu já andava por aqui. Primeiramente no IRC (quem se lembra?!), depois noutros sites/foruns onde podíamos trocar ideias com pessoas muito diferentes, ainda passei algum tempo pelo Hi5 (este nunca me convenceu muito) e já nesta altura eu tinha um blog.

Criei o meu primeiro blog há cerca de 15 anos e desde aí já tive vários. Já escrevi para blogs conjuntos, onde partilhava a autoria dos textos com outras pessoas, já tive blogs sobre os meus hobbies, sobre a minha vida pessoal, já tive blogs mais alternativos onde a entrada só era permitida a maiores de idade… Neste momento estou por aqui e é esperar para ver o que o futuro me reserva (espero ficar por aqui muitos anos! Se mudar eu aviso. :P)

Esta história toda para vos dizer que sinto que hoje em dia a liberdade para escrever é menor. No início quase ninguém lia os blogs ou tinha conhecimento deles. Muitas vezes quem chegava até cá eram pessoas que tinham outros blogs e com quem mantínhamos relações virtuais próximas, mas anónimas (mais ou menos).

De há uns anos para cá, toda a gente tem um blog, toda a gente tem acesso à internet, todos os blogs têm página no facebook, a maioria dos bloggers colocam foto no seu perfil e os nicknames são cada vez menos utilizados. Ser blogger virou profissão, as marcas aliciam os bloggers para vender um pouco de tudo e, muitas vezes, a escrita não é verdadeira, autêntica e despreocupada. Acho que isto tem coisas boas, mas também tem coisas menos boas.

Eu sei que se me apetecer falar mal do chefe, do colega, da professora da minha filha, do mecânico do bairro, se me apetecer criticar o jantar que o marido fez ou partilhar como as más escolhas da prima mais nova me deixam de boca aberta, não o posso fazer. Ou pelo menos não devo.

Se não quisermos entrar em guerra com metade dos nossos conhecidos, temos de rever os textos mil vezes antes de publicar (pelo menos comigo é assim) e evitar certos assuntos. Não sabemos quem nos lê, nem quem conhece este nosso espaço virtual, portanto o melhor é ter cuidado com o que publicamos.

Há uns anos atrás, no meu primeiro blog por exemplo, eu escrevia sobre tudo (dentro dos limites da minha privacidade, claro). Se calhar os meus vizinhos virtuais, amigos e leitores do blog, sabiam mais sobre mim e sobre as coisas que me atormentavam ou me alegravam do que os meus amigos mais próximos e isso era bom. Dava-nos uma sensação maior de liberdade e de anonimato, tínhamos ali um espaço onde podíamos desabafar sobre tudo e encontrar alguém que nos entendesse na perfeição. Era como um pequeno bairro, que tem acesso dificultado e que só os moradores conhecem bem.

Acontece mais ou menos o mesmo com os estados do facebook. Se não queremos que o tio Manel saiba o que pensamos das roupas da tia Maria, então o melhor é guardarmos essa informação apenas para nós ou desabafarmos só com aqueles que nos são mais próximos (de certeza que existem explicações psicológicas e sociológicas para isso, mas deixam lá essa parte de lado por agora).

A liberdade e o sensação de vivermos num espaço virtual pequeno, em que os vizinhos se conhecem e se respeitam, desapareceu. Pelo menos é o que eu sinto. O que vocês acham?

1eccf8e5088f651302644eb5b5cddfa5

Peço desculpa pelo texto enorme, mas queria mesmo partilhar isto tudo convosco e acredito que muitos de vocês também passaram por este processo de “democratização” da internet. eheh

12 thoughts on “Quem vai ler isto?!

  1. Vera

    Concordo TANTO com você!
    Completei 6 anos de wordpress mês passado, e já estou indo para o segundo ano no ‘extraordinariando’, e tenho a mesma sensação que vocês.
    Antes, vivíamos numa blogosfera onde nada era SÓ comercial.. As pessoas aproveitavam do espaço para desabafar, para abordar conteúdos diferentes, mostrar um pouco mais do seu próprio mundo, e hoje o que vemos é mais do mesmo, falta de privacidade e blogueiros em bacias por dinheiro no que dizem amar fazer.
    Adorei o texto!

    Liked by 1 person

    Responder
  2. contadordestorias

    Desde que escrevi aquela crónica para a Maria Capaz que sinto que devo ter atenção quando escrevo textos, pois nunca é minha intenção ofender, ou magoar ninguém. E, por vezes, até queremos falar sobre coisas que nem nos afectam directamente, mas sobre as quais temos opiniões, e nos retraímos com receio que pensem que aquilo é sobre nós, que algo do género nos atormenta. Por isso, sim, apesar de só algumas pessoas conhecidas saberem do meu blog, acaba por não poder ser um diário, mesmo que eu quisesse.

    Liked by 1 person

    Responder
  3. Cláudia Dias

    Concordo tanto, tanto, tanto!
    O meu pai diz que o Facebook é a cocuvilhice versão século XXI… e com os blogs passa-se o mesmo… se nos conhecem, se sabem quem somos, logo toda a privacidade para escrevermos o que nos apetece, desaparece!
    Mas sempre tens a alternativa de criar um blogue secreto, em que ninguém saiba que és tu e descascar em todos! eheheh 😉

    Liked by 1 person

    Responder
  4. Letícia

    T.! Concordo muito.
    Eu sou nova nesse mundo de blog, mas acompanho blogs já faz um tempo, desde que minha internet era discada! Hahahha acabei vendo o crescimento de várias pessoas que acompanhava e achava tudo muito legal. Mas com o tempo, vi que tudo ficou muito comercial, muito abrangente. Os assuntos pessoas começaram a sumir, porque as pessoas acabam tendo um receio de quem possa ler o blog!
    Entendo..
    Beijo!

    Liked by 1 person

    Responder

Comentar aqui

