A-normalidade

Há uns dias debatia numa aula a questão da normalidade. Essa ideia de que as pessoas têm de ser normais, que as coisas precisam funcionar normalmente e que temos todos de viver normalmente. Mas afinal quem define o que é isso da normalidade? Temos de viver de acordo com a norma, com a maioria? E como temos a certeza que a maioria está correcta? Porque será que queremos tanto ser iguais aos outros e “parecer” normais?

Se calhar há por aí psicólogos que me explicam porque queremos ser iguais aos que nos rodeiam e porque tenho eu uma determinada aversão a ser igual aos outros, mas isso agora não me interessa nada.

Pessoalmente irrita-me essa ideia de que a maioria é que está certa, que temos de ser todos parecidos e “normais” e, mais ainda, detesto que me exijam que faça tudo como os outros fazem. Deixem-me ser diferente um bocadinho! Deixem-me fugir à norma por uns minutos!

411920705d8764aa6041980f758d125d

A verdade é que até me encaixo muito bem na norma, pelo menos em algumas coisas, mas detesto que me obriguem a isso.

Neste momento travo uma pequena (e parva) batalha interna em relação a uma ferramenta que tenho de usar no meu dia-a-dia profissional. Diz-se que esta ferramenta maravilha vai uniformizar o trabalho de todos e facilitar a vida a todos. O que por acaso até é verdade e a ferramenta até é boa. A questão é que todas as nossas diferenças, todas as particularidades, desapareceram e agora tenho de me “encaixar” na ferramenta “uniforme”. Ah, se vocês soubessem as cocegas que isso me faz!

Bem, depois deste post enorme e meio revoltado, acho que está na hora de ir fazer o jantar normal, para ir jantar com o meu marido e a minha filha, tal como uma família normal. 😛

Bom final de semana! (É quase sextaaaa!!!!)

4 thoughts on “A-normalidade

Comentar aqui

