Como gerir melhor o nosso tempo

6 dicaspara gerir melhor o tempo

Passamos os dias a correr e a dizer que não temos tempo para nada. Para mim o tempo é algo precioso e que tem de ser bem usado, pois há muita coisa que gostaria de fazer, mas as 24h do dia não chegam para tudo.

Ultimamente tenho-me sentido mais cansada do que o habitual e tenho pensado em estratégias para poupar o meu tempo ou para o investir mais e melhor naquilo que realmente (me) interessa.

Deixo-vos aqui algumas dicas que tenho usado para gerir o meu tempo no dia-a-dia e que têm estado a resultar:

1- Deixar o trabalho no local de trabalho: esta é a mais importante para mim. Muitas vezes temos tendência para trazer o trabalho ou os problemas do trabalho para casa. Enquanto professora vinha sempre carregada com testes, trabalhos e fichas para corrigir, mais aulas para planear.Agora tenho tentado ao máximo não trazer trabalho para casa, nem mesmo ao fim de semana. As coisas da escola ficam na escola e vou fazendo quando consigo ter algum tempo mais livre entre as aulas. Sei que há dias que tem mesmo de ser e que há profissões que o exigem mais que outras, mas essa não pode ser a regra, porque acabamos por ficar sem tempo ou disposição para fazer mais nada.

2- Organizar bem as compras (especialmente de comida): gastava mais tempo do que queria a ir às compras quase todos os dias, porque me faltava alguma coisa ou porque me tinha esquecido de alguma coisa na última vez que lá fui. Agora tento sempre organizar bem  o que compro e planear mais ou menos o que vou fazer durante a semana, de modo a conseguir ir às compras apenas uma vez por semana.

251a0792ffa37c72ee636df8605e400a

3- Reduzir o número de e-mails: se calhar não acontece com toda a gente, mas eu tenho umas 5 contas de e-mail (pelos mais diversos motivos preciso mesmo delas e não posso reduzir só para uma) e a quantidade de e-mails que tenho de ver e responder por dia ocupava-me tempo desnecessário. O que tenho optado por fazer é cancelar subscrições de sites e blogs que não me interessa receber ou que em tempos interessou muito, mas que agora nunca leio. Assim, em vez de ter o trabalho de apagar esses mails todos e a “pressão” de ver a caixa de e-mail cheia, agora só recebo mesmo o que me interessa. Outra coisa que fiz foi criar várias pastas dentro do e-mail e ir dividindo os mails por temas, de modo a, quando tenho menos tempo, ver só o mais urgente e o resto fica na respectiva pasta para ver quando conseguir.

4- Saber dizer que não: esta é outra medida fundamental, mas nem fácil de colocar em prática. Quando não é possível fazer alguma coisa é preciso saber/conseguir dizer que não, demonstrar que não temos disponibilidade ou delegar essa tarefa noutra pessoa. Ninguém é insubstituível e por vezes as pessoas pedem demasiada ajuda. Temos tendência para querer fazer tudo e ajudar em tudo, mas acabamos por ficar sobrecarregados e sem tempo para outras actividades igualmente importantes para o nosso bem estar.

5- Definir as prioridades e deixar para mais tarde o que não é mesmo importante: temos 10 tarefas para concluir hoje, mas serão todas importantes? Se não conseguimos fazer tudo, precisamos deixar para mais tarde o que não é mesmo urgente e fazer apenas o resto. Ao longo do tempo fui tomando mais consciência de que o que é mesmo importante é o que contribui para o meu bem estar e para o da minha família. Fazer tudo, cumprir todos os prazos e ficar sem tempo para comer, dormir, etc, é coisa que já não faço.

6- Gastar menos tempo nas limpezas da casa e na cozinha: Deixar refeições quase prontas, preparar os alimentos que vou cozinhar antecipadamente, limpar a casa no fim de semana em vez de tentar limpar tudo todos os dias… Há várias opções e cada um saberá o que se enquadra melhor no seu estilo de vida, mas há que saber gerir essas tarefas de forma a ocuparem menos tempo e sobrar mais tempo para o que realmente importa.

créditos: todas as imagens roubadas ao pinterest e trabalhadas por mim

 

4 thoughts on “Como gerir melhor o nosso tempo

  1. Claudia

    Ótimas dicas! Ponho a grande maioria delas em prática no dia a dia e noto que de uma forma geral consigo gerir bem o meu tempo de modo a cumprir as obrigações mas não descurar do tempo de lazer, para namorado, família amigos e mesmo tempo só para mim. É uma sensação fantástica!

    Liked by 1 person

    Responder

Comentar aqui

