3º trimestre

Não queria estar sempre a falar de coisas relacionadas com a minha gravidez, mas tenho¨alguma dificuldade em cumprir esse objectivo porque neste momento é um dos aspectos que mais domina a minha vida.

Estou finalmente no 3º trimestre de gravidez (o que me dá a sensação boa de que estou quase a conhecer o baby 2 e a sensação menos boa de que a fase da gravidez vai passar e provavelmente será a última vez que a vou viver). Esta é a altura de maiores desconfortos e queixas, mas é das alturas que mais gosto: barriga enorme, sente-se o bebé a mexer com mais força e começamos a pensar na reta final.

Para enfrentar os desconfortos naturais desta altura existem alguns aliados de que eu não abdico. Achei que poderia ser útil partilhar aqui aqueles que eu considero elementos essenciais para viver bem o 3º trimestre de gravidez:

PicMonkey Collage.jpg

Leggings: são dos melhores amigos de uma grávida e ainda mais de uma grávida em final de tempo. Canso-me das calças de grávida, não gosto de andar com a barriga apertada, os vestidos são um bom aliado para o verão, mas nesta altura ainda não porque tenho de usar collants, que mais uma vez me apertam. As leggings são a tal peça que dá para combinar com vestidos, túnicas, saias… e são super confortáveis.

Calçado confortável: andar de saltos ou com os pés apertados (especialmente para as grávidas que começam a ficar com os pés inchados nesta altura) não é para mim. Usar calçado confortável e giro, que combine com vários estilos de roupa, é algo essencial.

Roupas frescas e confortáveis: a par dos sapatos, temos a roupa confortável. Começam a chegar os dias mais quentes e a barriga está cada vez maior, deixando de caber na maioria das camisolas que usava antes. Apostar em roupa confortável, que me assente bem e que não me faça calor é muito importante para mim.

Água: muita água. Ajuda a ficar hidratada e evita algumas coisas chatas do final da gravidez, como a pele seca ou o intestino preguiçoso. Para quem não tem vontade de beber água, há a opção de águas com sabores ou mesmo chás frios ou quentes.

Vitaminas: nesta fase é normal estarmos mais cansadas e com as defesas do nosso organismo mais em baixo. Convém seguir à risca a toma das vitaminas e suplementos indicados pelo médico, especialmente o ferro que vai ser tão necessário daqui a poucos meses.

Comida: não sei se acontece com todas, mas no final da gravidez começo a perder o apetite e a esquecer-me que tenho de comer bem e a horas. Dou por mim a saltar refeições, como os lanches, e a comer mais do que devia a outras refeições. É essencial nesta fase continuar a prestar atenção ao que se come e evitar aquelas coisas que todas sabemos que fazem mal (doces, fritos, gorduras, etc). Para quem sofre com azia ou indisposição é ainda mais importante.

Cuidados de beleza: para ajudar a animar o visual e fazer com que nos continuemos a sentir bem, não há como manter os cuidados de beleza que tínhamos antes (ou pelo menos de vez em quando, que é mais o meu caso): arranjar unhas, cabelo, maquilhagem… Tudo a que temos direito.

2 thoughts on “3º trimestre

Comentar aqui

