Organizar a mala para a maternidade

Por toda a internet encontro listas do que guardar na mala para a maternidade, do que é mesmo imprescindível e de dicas e truques para arrumar e separar tudo da melhor forma.
Bem, resolvi juntar-me ao grupo. Vou partilhar convosco o que escolhi para levar para a maternidade e quais as opções que me parecem facilitar mais a nossa vida.
A tal mala da maternidade deve estar pronta por volta das 27 semanas e a nossa está quase (poderia ser pior. Quase é muito bom!).
Quando tive a minha filha levei todas as coisas numa única mala de desporto e consegui arrumar tudo e levar o essencial. Desta vez não consigo. Não me perguntem porquê, mas já tentei arrumar tudo na mesma mala e não cabe. Portanto, optei por levar uma mala de desporto com as coisas para mim e para o meu marido (já lá chegaremos) e outra com as coisas para o bebé. A mala do bebé já tem tudo, a nossa nem por isso, porque há artigos que ainda vou usando no dia-a-dia e que não posso arrumar já.
 IMG_20160513_085307
Então vamos lá à lista da mala para o bebé (a mesma foi feita de acordo com a lista do hospital para onde conto ir e também com alguns acrescentos de coisas que me poderão vir a fazer falta):
6 mudas de roupa (babygrow, gorro, meias ou calças com pé e body), com body de manga comprida + um saco com 3 bodys de manga curta (só para o caso de ser necessário algo mais fresco)
Muda de roupa especial para a primeira roupinha do bebé e outra para o dia de saída do hospital
2 casacos fininhos
1 manta daquelas confortáveis e acolhedoras
Fraldas de pano (o hospital não pede, mas dá jeito ter sempre à mão)
chucha (esta o hospital também não pede, mas na última vez fez falta)
(o nosso hospital não pede fraldas, nem toalhitas, nem cremes ou outros produtos)
Dicas de organização: usei sacos transparentes para organizar e separar as roupas e identifiquei os sacos da 1º roupa e da roupa de saída, com caneta de acetato. Assim, será mais fácil encontrar tudo e quando o pai ou a enfermeira precisarem de encontrar a 1º roupa, não só está separada e identificada, como está no cimo do saco. É a primeira coisa que se vê.
fe1e89c70e4c96c820ac41ce4e76a90a
Agora a minha mala, que será também a mala do pai, pois no meu caso o pai ficará comigo no hospital o tempo que eu lá precisar de estar e também precisa de levar roupa, produtos de higiene e outras coisas. Sei que nem todas as mães têm essa hipótese e outras preferem estar sozinhas, mas nós optámos por fazer desta forma:
Últimos exames e análises, bem como o boletim de grávida
3 camisas de dormir com botões
Um roupão fininho
Chinelos de quarto e de banho
Produtos de higiene (incluindo elásticos para o cabelo e batom hidratante)
Faixa pós-parto
Soutiens de amamentação
Cuecas de algodão (não gosto nada das descartáveis)
Pensos
Muda de roupa para o dia da saída do hospital
BePanthene
Purelan da Medela
(os restantes produtos, cremes e pomadas, serão distribuídos pelo hospital no caso de serem necessários)
Para o pai:
– 2/3 mudas de roupa
– Produtos de higiene
– Máquina fotográfica
– Snacks e pastilhas elásticas
A não esquecer: carregadores dos telemóveis e da máquina fotográfica, playlist pronta no telemóvel para o caso de termos tempo de ouvir alguma coisa, prenda da L. para o mano e do mano para a L. e o ovinho para o carro, que sem ele não trazemos o bebé para casa.
Mais alguma sugestão? Com certeza me esqueci de coisas importantes, mas ainda vou a tempo de incluir…
2 thoughts on “Organizar a mala para a maternidade

  1. Susana

    Posso sugerir limas de cartão? O meu rebento nasceu com umas unhas GIGANTES e arranhou-se todo na primeira noite. Pode não ser o caso, mas como é uma coisa que nem ocupa muito espaço, acho que vale bem a pena prevenir.

    Liked by 1 person

    Responder

Comentar aqui

