Perder peso + fazer escolhas saudáveis 

Como tinha falado num dos posts anteriores, tenho andado a controlar mais o que como, pensando no bem que me faz,  no nutritivo que é e naquilo que gosto de comer. Para além disso tenho ido ao ginásio com mais frequência. 

Tinha prometido deixar aqui uma lista do que tenho andado a comer e a evitar.  Aqui fica ela:

1. Cortar completamente nos doces: sou muito gulosa e adoro um bolinho ou um chocolate quente, mas isso teve mesmo de acabar. Desde dia 2 de Janeiro que a única coisa doce que como/bebo é café com adoçante. O resto cortei mesmo e, até ver, não tem custado nada. 

2. Evitar os hidratos: sim,  eles são importantes e não os devemos eliminar da nossa alimentação, mas podemos escolher quais comer e o que nos faz melhor. Deixei de acompanhar as refeições com arroz branco, massa ou batata e passei a usar legumes,  massa integral ou arroz integral e batata doce.  Aqui também é importante ter em conta as quantidades que comemos,  claro. 

3. Legumes e mais legumes: sopas, saladas, snacks a meio da manhã ou da tarde… A maioria das refeições têm legumes. Bons e variados para não enjoar. 

4. Fruta: a fruta é saudável e faz bem e tem fibras e bla bla bla, mas para o meu organismo não ajuda comer demasiado. Tento não comer mais do que uma peça de fruta por dia. 

5. Pão: como boa portuguesa,  adoro pão. Esta é a parte que mais me custa,  mas se eu não disser a mim mesma que não posso,  sei que vou acabar por comer pão a todas as refeições. Assim,  passei a comer uma ou duas fatias de pão escuro por dia. Para mim resulta.  Se me disserem que não posso comer nenhum vou ficar muito triste.

6. Aguinha da boa: pois é. Terminaram os sumos,  as bebidas com gás, as águas com sabores, os néctares de fruta. Bebidas para o dia todo passam por água,  chá e um café ou derivado.

Este é um plano que para mim resulta. Não quero aqui vender a ideia como sendo ideal para todos ou super saudável,  até porque não sou nutricionista,  mas apenas partilhar o que tenho feito e deixar uma inspiração para quem está a tentar mudar o estilo de vida.

A minha vontade não é  fazer isto uns meses e voltar ao antigo. A ideia é  manter estas escolhas na maior parte dos meus dias,  porque me parecem mesmo ser a melhores para mim e as que me fazem sentir bem. O que acham? 

3 thoughts on “Perder peso + fazer escolhas saudáveis 

  1. Cláudia - Mulher XL

    Parece-me tudo bem mas um pouco restrito demais! Um chocolate de vez em quando não faz mal nenhum, até faz bem à alma. Chocolate negro então é do mais saudável que há.
    Enfim,eu não conseguiria, também porque não quero, seguir algo tão restritivo… mas todas as pessoas são diferentes 😛

    Liked by 1 person

    Responder

Comentar aqui

