A emoção dos finais

Final do ano lectivo à porta. Yeah!

Tenho para mim que todos os anos escrevo um texto sobre isto, mas é mesmo uma época do ano especial para mim.

Na verdade o ano ainda não acabou, na escola onde estou ainda temos mais um mês de aula. No entanto, já temos aquele gostinho a verão e a final.

As avaliações estão quase todas feitas, os meninos já estão a pensar nas férias e na praia, os mais velhos terminam agora uma etapa importante das suas vidas: a conclusão do secundário. Pode não parecer para quem vê isto de fora, mas acompanhar os mesmos alunos durante três anos, passar mais tempo com eles do que com os meus próprios filhos, vê-los crescer, mudar, aprender ferramentas importantes para o seu futuro, vê-los alcançar os objectivos a que se propõem e saber que para o ano já não estarão cá, é emocionante (ah, e saber que não vou voltar a ter aulas com aqueles que me fazem a cabeça em água também é muito emocionante).

83f3e7587cfc21cc6e3c3c96c87bb1de

E eu já vejo alguns dias de descanso ao fundo do túnel e o sol, aquele porque anseio o ano todo, já anda por aí.

Nesta fase final os trabalhos e testes multiplicam-se, o stress é  maior, as aulas são mais confusas, as reuniões chovem, mas tudo se faz.

É uma espécie de ano novo em Junho.

Comentar aqui

