Desafio 365

e8cacf48fb0703ef63a60837f3b69cd1

No início de 2015 lancei um desafio a mim mesma: listar 365 coisas que deixaram de fazer falta ou estavam a mais cá por casa e das quais me vou desfazendo. Podem ler sobre o desafio aqui.

A ideia é tomar consciência (e dar a conhecer a quem por aqui passa) da quantidade de coisas que conseguimos acumular, que nos roubam espaço e, por vezes, qualidade de vida.

Vamos lá então ver que coisas deixaram de fazer falta cá em casa, em 2015:

1- Utensílios de cozinha que nunca usei, nem pretendo usar

2- Capas e separadores, que guardavam papeis antigos que já foram para reciclar

3- Canetas, muitas canetas. Não sei bem como, mas cá por casa há uma quantidade incrível de canetas boas e que ainda escrevem. Algumas já foram doadas…

4- Mantas polares. Embora goste muito do quentinho das mantas, estas já não estavam em boas condições e também foram dadas a alguém que faz melhor uso delas

5- Cortinado do quarto. Estava velho e gasto.

6- Jornais e revistas que fui guardando por terem artigos que me interessavam. Retirei os artigos e digitalizei alguns. Os jornais e revistas foram para reciclar.

7- Roupas minhas e do P. Bem, este ponto merecia quase um post inteiro. Parece que todos os dias encontro roupas cá em casa para dar ou reciclar…

8- Livros. Já estão a ser separados e encaminhados para os devidos destinatários

9- Materiais da escola. Fichas, livros e apontamentos que já não uso e que já não fazem sentido (alguns estão mesmo desactualizados)

10- Notas, bilhetinhos, bilhetes de espectáculos e outras coisas que ocupavam a gavetinha onde guardo documentos. Já foi tudo separado e foi fora tudo o que não fazia falta

11- Panelas e frigideiras que já não estavam em condições e com as quais eu já não cozinhava por esse mesmo motivo

12- Brinquedos da L., com que ela já não brinca ou que entretanto se foram estragando

13- Malas e sacos oferecidos por marcas em eventos ou formações a que fomos. A maioria não usamos, porque temos outras que fazem o mesmo serviço. Foram todas doadas

14- Cremes, maquilhagem e afins que já estavam fora de prazo ou de que não gosto e por isso não uso. Fiz uma escolha e já deitei alguns fora, mas há mais para escolher

15- Caixas e caixinhas. Há muitos brinquedos da L. que vêm em caixas de cartão ou plástico e eu costumo guardar as coisas nas caixas, mas achei que seria mais prático comprar só uma ou duas caixas grandes para guardar tudo e deitar as caixinhas fora, especialmente as de cartão que se estragam com muita facilidade

16- Alguns elementos decorativos da cozinha (ainda falta o resto da casa) que já não faziam sentido, nem combinavam com a decoração actual

17- Documentos recebidos em acções de formação que já não nos interessam

18- Roupas da L. que deixaram de servir

19- Chás. Ah pois é! Os chás têm um prazo de validade largo e por vezes nem me apercebo que já passaram o prazo. Como tenho sempre muitos chás e ainda me vão oferecendo alguns, já tinha 3 ou 4 para deitar fora (na verdade, eram aqueles que raramente usamos e que nem vale a pena voltar a comprar)

20- Especiarias. Algumas estavam cá há muito tempo e nunca usamos e outras já só tinham “pó” no final do frasco e lá continuavam.

21- Frascos de especiarias. Este completa o anterior. Tinha um suporte grande cheiro de frasquinhos para especiarias. Com a redução das especiarias não necessito de tantos frascos, nem de suporte. Fiquei só com 4 ou 5. Os outros foram para reciclar.

22- Muda fraldas da L. Felizmente já não o usamos e assim ficámos com mais espaço no quarto da L.

23- Ténis da L. Mais uns estragados e que tiveram de ir fora. Já perdi a conta à quantidade de ténis que esta rapariga já estragou…

24- Sacos: Tinha uma “colecção” de sacos e saquinhos para, eventualmente, usar para guardar coisas ou oferecer, mas a verdade é que raramente os usava e alguns já estavam estragados. Levei os estragados para o ecoponto e outros ofereci.

25- Óculos de sol: tínhamos uns óculos de sol que nos foram oferecidos, mas nem eu nem o P. gostávamos deles. Andavam esquecidos numa gaveta, mas neste momento já foram para outras  mãos que lhes darão melhor uso.

26- Batons: alguns batons que já estavam meio secos ou que não era usados há imenso tempo. Acabei por me desfazer deles.

27- Mini-forno: tínhamos um forno que nos ofereceram, mas que nunca usámos e só estava mesmo a ocupar espaço. Já foi entregue a outra pessoa.

28- Velinhas: adoro velas e, de vez em quando, compro demasiadas. Separei algumas que nunca usei e dei a alguém que fará melhor uso delas.

29- Caixinhas de oferta: tinha guardado umas caixinhas de cartão para decorar e usar como caixas de oferta. O problema é que já cá estavam há uma eternidade e nunca foram usadas. Agora já foram decoradas e oferecidas. 😉

30- Porta-chaves velhos: em tempos fiz colecção de porta-chaves e tenho vários guardados. Por agora deitei fora os que estavam velhos, estragados e enferrujados, mas ainda tenho alguns para dar/oferecer em breve.

31- Batedeira: Avariou-se e não compensava mandar arranjar. Foi para reciclar e tivemos de comprar uma nova. A mudança é que comprámos uma mais simples, com menos acessórios e agora ocupa muito menos espaço na cozinha.

32- Picador: Estava estragado, faltava uma peça… Foi fora.

33- Artigos de culinária: alguns artigos que já estavam sem uso há muito tempo e que acabaram por passar de validade. 😦

34- Produtos de higiene: mais uma “escolha” às gavetas do wc e descobri dois produtos fora de validade.

35- Pratos, taças, talheres e copos de plástico: há uns tempos comprei uma quantidade absurda destes artigos e depois não foram todos usados. Resultado: fiquei com utensílios de plástico a ocuparem espaço e sem qualquer utilidade. Aproveitei o aniversário da L. para usar quase todos e os que sobraram foram utilizados como travessas ou taças cá por casa.

36- Carteiras e porta-moedas: tinha uma pequena colecção. Escolhi as que estavam boas e já não uso e dei a uma pessoa que fará melhor uso delas, deitei fora as que estavam estragadas e as restantes guardei, porque acho que ainda irei usar. Vamos ver até quando… Ainda falta escolher também as bolsas/malas que não uso há muito tempo.

37- Mais porta-chaves: da escolha que fiz anteriormente e de que falei numas linhas acima, sobraram alguns porta-chaves que vou guardar de recordação e os restantes dei.

38- Elásticos de cabelo; muito gastos ou que me magoavam.

39- Leggins pretas: estavam demasiado largas. Dei a alguém que veste o número acima do meu.

40- Jarras: duas jarras que serviam apenas de decoração e nunca foram usadas.

41- Duas estatuetas pintas à mão: tinha pintado estas estatuetas há muitos anos, mas foram-se danificando e estavam guardadas apenas por recordação. Acabaram por ser “despejadas” cá de casa.

42- Mais alguns documentos: precisei de encontrar um documento importante (que não faço ideia onde guardei) e enquanto o procurava encontrei mais um saco de documentos que já deveriam ter ido para reciclar…

43- Uma pequena estatueta: ofereceram-me uma estatueta de que não gosto muito, mas guardei por ter sido oferecida. Foi guardada na caixa das coisas para oferecer (acho que vai para a próxima quermesse que encontrar).

44- Meias: tinha guardado algumas meias que já estavam meio gastas, porque poderiam dar jeito para andar por casa ou fazer algum tipo de trabalho artístico, mas descobri que nestes anos todos nunca as cheguei a usar.

45- 2 frascos de verniz: secaram…

46- Caixas de graxa para sapatos: por algum mistério que desconheço, tínhamos 3 caixas vazias guardadas junto das outras. Mistééééério!

47- Mais roupas: tinha guardado algumas roupas que deram à L., já usadas, para quando ela fosse maior. Agora fui ver o que estava nos sacos e havia muita coisa que não estava em condições e acabou por ir para reciclar.

48- Camisas: o P. usa camisas quase todos os dias e elas acabam por se estragar com muitas facilidade. Desta vez foram 2 para reciclar.

49- 3 sacos de cartas e documentos: mais 3 sacos de lixo (de 30lt) cheios de papeis antigos, cartas e outros documentos que fui guardando porque “um dia pode ser preciso”. Não. Nunca foi preciso e nunca vai ser. 😛 Já foram para reciclar.

50- Mesa de cabeceira: estava guardada no sotão com umas coisas arrumadas em cada gaveta. Essas coisas foram dadas/recicladas e deixámos de precisar da mesa de cabeceira.

51- Mais livros: mais 3 livros que foram oferecidos nos últimos dias. Ninguém os lia cá em casa e assim vão ser mais úteis. 5 livros infantis foram vendidos.

52- Mais algumas roupas que a L. deixou de usar ou que já estavam muito estragadas: estas foram mesmo fora, porque não dava para aproveitar. Em breve devemos ter mais coisas para deitar fora ou dar, porque ainda não fizemos “escolha” das roupas de inverno.

53- Caixas de plástico: um conjunto de 4 caixas que ficaram sem tampa e em mau estado.

54- Suportes para copos: tinha vários suportes e não usamos nem metade. Dei alguns e guardei outros.

55- Roupas e mais roupas: é incrível, mas é verdade: cada vez que mexo nas roupas há mais alguma coisa que vai fora. Desta vez foi a mudança para o tempo mais quente que me fez deitar fora roupas desta estação que já não estão em condições para o próximo ano e dar roupas de verão que sei que não vou usar.

56- Papeis: o escritório começou a acumular papeis e foi dia de fazermos mais uma grande escolha. Um saco de papel para reciclar, só do escritório…

57- Lápis de cera: a L. adora pintar com lápis de cor e lápis de cera, mas os lápis de cera são os que gasta e estraga mais. Esta semana fiz uma escolha a esses lápis e muitos foram fora. Ficou só com o que está bom e sei que ela continuará a utilizar.

58- Mais malas: as malas que não estavam em boas condições ou que se foram estragando com o uso, foram despachadas.

59- Brinquedos: tinha alguns brinquedos guardados para dar à L. quando fosse maior. Agora que ela já está mais crescida e já não tenta colocar tudo na boca, escolhi os brinquedos, vi o que ainda estava em bom estado e deitei o resto fora. Menos tralha cá em casa.

60- Lingerie: esta semana foi a vez de olhar com atenção para as peças de lingerie que tenho (adoro e vou comprando muita coisa, mas raramente deito fora) e separei mais 8 peças para deitar fora.

61- T-shirts: desta vez foram 10 t-shirts de verão que já estavam muito gastas e que foram recicladas.

62- Casacos: 3 casaquitos da L. que deixaram de lhe servir e que vão passar para uma prima mais nova.

63- Documentos ultrapassados: documentos que sobraram dos anos lectivos anteriores e que já não serão utilizados este ano. Como estavam escritos nos dois lados das folhas, foram mesmo para reciclar.

64- Roupa e mais roupa: é verdade. Quase todos os meses eu me desfaço de mais alguma roupa. Desta vez foi a aproximação do final do verão e estive a ver as peças que não usei este ano ou que usei tanto que já não estão em condições para guardar para o próximo ano. Umas 20 peças, minhas  e da L, saíram cá de casa esta semana.

65- Dois queimadores que já não usava há muito tempo (tenho vários) foram doados para alguém que os usará mais do que eu.

66- Cremes e amostras de produtos de higiene: tinha alguns cremes e amostras que me deram, mas nunca usei e acabaram por passar de prazo no último mês. Foram fora e fiquei com mais algum espaço nas gavetas.

67- Roupa de desporto: tinha algumas calças de desporto que não me ficavam bem e que, por causa disso, eu nunca vestia, mas que acabei por ir guardando. Fiz uma nova escolha às roupas que não uso e estas foram doadas. Agora compreendo melhor porque motivo eu tenho tanta roupa e nunca tenho nada para vestir. 😛

68-

12 thoughts on “Desafio 365

  1. Pingback: Desafio do blog | Life's Textures

  2. Pingback: Update – Desafio 365 | Life's Textures

  3. Pingback: Por falar em arrumações ou o desafio continua | Life's Textures

  4. Pingback: Before and After – DIY | Life's Textures

  5. Pingback: Malas há muitas… | Life's Textures

  6. Pingback: Escolhas sustentáveis | Life's Textures

  7. Pingback: Decoração para os mais pequenos | Life's Textures

  8. contadordestorias

    Isto é uma excelente ideia, e nas minhas arrumações agora ao encaixotar coisas nem fazes ideia do que já dei ou deitei fora! E, quando estiver a colocar tudo de volta no sitio tenho a sensação que ainda vai mais! Já pedi lá em asa dos meus pais para no Natal só me oferecerem livros e discos de fados ou então coisas que eu possa comer! 😛

    Liked by 1 person

    Responder
  9. Pingback: Bookcrossing | Life's Textures

Comentar aqui